Bolsas

Programa CAPES/PROBAL

Objetivo: O PROBRAL apóia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e tem como objetivo incentivar a cooperação científica entre pesquisadores de ambos os países.

Prazo: Fluxo contínuo

Elegibilidade: Doutorandos e Pós-doutorandos

Mais informações: CAPES

Auxílio à Pesquisa

Publicações e Eventos

Apoio a Intercâmbios

Escola de Altos Estudos/CAPES

Objetivo: A Escola de Altos Estudos é uma iniciativa da CAPES para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Seu objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

Elegibilidade: A um ou mais programas de pós-graduação avaliados pela CAPES, preferencialmente, com conceitos 5, 6 ou 7.

Prazo: Fluxo contínuo.

Mais Informações: CAPES

Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração

Objetivo: Visa ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre os dois países. O programa prevê o financiamento de missões de professores de instituições brasileiras e alemãs por períodos de 1 a 3 meses.

Elegibilidade: Pesquisador ou docente vinculado a uma instituição de ensino superior e/ou de pesquisa, preferencialmente com atuação na pós-graduação;

Prazo: Fluxo contínuo com antecedência mínima de 3 meses da viagem

Mais informações: CAPES

Programa Geral de Cooperação Internacional/CAPES

Objetivo: Apoiar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de países que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado), situadas em países com os quais o Brasil possui acordos internacionais, mas a CAPES não possui acordo específico, e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

Elegibilidade:  Doutores ou pesquisadores

Prazo: Fluxo contínuo

Mais Informações: CAPES

Apoio / Parceiros

coppe55peqfaperjcnpqfinep-nova capes