tese-doc-infoO aluno Mario Andrés Noriega, do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe, defendeu dia 28 de novembro, às 13h30, tese de doutorado que apresenta um processo tecnológico, inédito, capaz de elevar em cerca de 12 vezes a produtividade na geração de biodiesel. Essa é a primeira tese de doutorado desenvolvida em regime de co-tutela, no âmbito da cooperação Coppe/UFRJ e Universidad Nacional de Colombia (UNAL).

Sob a orientação dos professores Claudio Habert, da Coppe, e Paulo Cesar Narvaez (UNAL), Noriega identificou uma possibilidade de aperfeiçoar o processo produtivo do biodiesel, combinando duas tecnologias: o reator vertical descendente usado pelos pesquisadores da UNAL, onde Noriega também cursou sua graduação e mestrado, e o uso de membranas desenvolvidas no Laboratório de Processos de Separação com Membranas e Polímeros (PAM) da Coppe.

Como funciona a nova tecnologia

Neste novo processo, o óleo desce pelo reator ao lado de uma fase alcoólica, composta por metanol. "Utilizamos óleo de soja, mas pode ser dendê e outras oleaginosas. Embora não se mistures, o óleo reage com o álcool e também com o hidróxido de sódio (NaOH2) utilizado como catalisador. A reação ocorre na interface entre as duas camadas", explica Noriega.

Em seguida, o biodiesel passa pelas membranas, que separa os materiais e permite a passagem do biocombustível com alto grau de pureza. O uso da membrana evita uma etapa a mais que existe no processo tradicional (conhecido pela sigla BSTR), que é a decantação. Além da economia de tempo, há um ganho enorme de produtividade. A produção no processo tradicional é de 0,3 m³ de biodiesel por hora por m³ de reator. Com a nova tecnologia essa produtividade seria de 3,5 m³ de biodiesel por hora por m³ de reator. "O processo tem uma produtividade muito maior. O mesmo rendimento que hoje é obtido com um reator de 10m³ (3 mil litros de biodiesel por hora), pode ser obtido com um reator de 1m³ (3,5 mil litros por hora) e é muito mais barato construir um reator menor", esclarece o aluno de doutorado.

Colaboração estratégica para o desenvolvimento

O professor Claudio Habert destacou a importância não apenas acadêmica, mas socioeconômica do regime de co-tutela, no bojo das iniciativas Sul-Sul (entre países em desenvolvimento). “É importante não apenas pela proximidade entre os países vizinhos, como pelos desafios comuns, dentre os quais o objetivo de diversificar a matriz energética, torná-la mais limpa, e produzir tecnologia”, concluiu.

"O intercâmbio de docentes sempre foi atividade priorizada na Coppe, depois o mesmo se deu com os estudantes de pós graduação. O programa de Engenharia Química intensificou sua interação com universidades sul-americanas (argentinas, chilenas, uruguaias, e mais recentemente colombianas) entendendo a importância da integração continental, e da mobilização em torno de problemas comuns da região. Exemplos destas ações têm sido a oferta de cursos de extensão (Escola Piloto de Engenharia Química Internacional), a organização de seminários temáticos em comum e a cooperação bilateral por meio de instituições de fomento como a Capes e o CNPq", explica Habert.

Noriega dividiu seu tempo de doutorado intercalando os anos de estudo e pesquisa entre a Coppe e a UNAL. Ao final de sua defesa terá os diplomas de ambas as instituições.

Fonte: Planeta Coppe