O Colóquio Anual de Engenharia Química é realizado pelo Programa de Engenharia Química (PEQ/COPPE/UFRJ). Desde a sua primeira edição, em 2001, o evento tem foco na
pós-graduação e objetiva divulgar as pesquisas e projetos desenvolvidos por seus pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado, servindo de fórum de discussão e contribuindo para a troca de ideias e fomento à pesquisa. Além disso, o evento visa promover a interação entre representantes do meio acadêmico e profissionais dos setores produtivos, reunindo cerca de 350 participantes brasileiros e estrangeiros.

 

XVIII Colóquio

 
 logo peq

Nesta décima oitava edição, o tema do Colóquio é "Tradição & Vanguarda", escolhido pelo momento histórico em que o PEQ, e a própria COPPE, celebram conjuntamente seu 55º aniversário. Assim, com escopo mais amplo e buscando valorizar a diversidade temática em produção de ciência que é característica na Instituição, conferencistas de alto impacto científico foram convidados.

Saiba mais sobre o evento XVIII Colóquio aqui.

XVII Colóquio

xvii-coloquio

O tema da XVII edição do Colóquio é "Biotecnologia e Bioprocessos". Dentre as atividades programadas estão a realização de minicursos, palestras e mesas redondas afim de apresentar e discutir acerca dos avanços e as perspectivas futuras para o campo da bioengenharia. Esta edição é destinada não apenas à engenharia, mas também a sua integração com múltiplas áreas científicas como ciências biológicas, médicas e de materiais. A temática promove, portanto, um debate acerca das principais tendências, descobertas e os benefícios que a multidisciplinariedade promove para sociedade.

Saiba mais sobre o evento XVII Colóquio aqui.

XVI Colóquio

XVI3

A edição de 2016 fundamentou-se na temática de inovação e empreendedorismo nas diferentes esferas organizacionais da sociedade, tendo como título “Universidade Empreendedora e Necessidade de Empreender".

Saiba mais sobre o evento XVI Colóquio aqui.

XV Colóquio

 XV-1

O XV Colóquio Anual de Engenharia Química teve como foco um tema de extrema relevância na conjuntura atual do país: a problemática da água e energia. Como enfrentar a escassez desses dois recursos imprescindíveis para a população? Quais soluções podem ser tomadas a curto e longo prazo para minimizar problemas de fornecimento de água e energia? O uso energias alternativas pode garantir a sustentabilidade energética? Como se beneficiar pela manipulação do ciclo da água? Essas foram algumas das questões abordadas.

Saiba mais sobre o evento XV Colóquio aqui.

XIV Colóquio

 XIV

 Projetando do Atto ao Macro as Múltiplas Escalas em Engenharia Química foi o tema do ano de 2014, com ênfase no desenvolvimento científico e tecnológico, visando estimular a inovação e o empreendedorismo nos jovens pesquisadores.

Sabiba mais sobre o evento XIV Colóquio aqui.

Apoio / Parceiros

coppe55peqfaperjcnpqfinep-nova capes