29 04 PEQ noticia hidrogenioverdeCHAMADA UFRJ/COPPE/PET/PEQ nº 01/2022: PROCESSO SELETIVO DE VAGA PARA PESQUISADOR: INICIAÇÃO CIENTÍFICA/MESTRADO NO ÂMBITO DO PROJETO HIDROGÊNIO VERDE.

A presente chamada destina-se à seleção de pesquisadores alunos de graduação (Iniciação Científica) e alunos de mestrado da COPPE para atuarem como bolsistas no âmbito do projeto intitulado “Research and Development Project in the area of Green Hydrogen (H2)” firmado entre a Fundação COPPETEC e a “Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit” (GIZ) por meio de um “Grant Agreement”.

Acesse AQUI o edital!

28 04 PEQ NoticiaO Programa de Engenharia Química está selecionando doutorandos que pretendem realizar parte de seus estudos no exterior (Doutorado Sanduíche no Exterior) no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da CAPES. A seleção seguirá as "Diretrizes para solicitação das Missões – CAPES PrInt" (PR-2/UFRJ), o Edital Capes Nº 41/2017 e a Portaria Capes Nº 289/2018.

Podem se candidatar doutorandos com matrícula ativa no Programa de Engenharia Química e que já apresentaram seu exame de qualificação ou aqueles com o mesmo agendado para data anterior à viagem. Ressaltamos que os bolsistas do Doutorado Sanduíche deverão retornar ao Brasil com antecedência mínima de seis meses, contada da data prevista para defesa da tese. 

As candidaturas devem ser encaminhadas à coordenação do PEQ (toniolo@peq.coppe.ufrj.br, com cópia para lucianasantos@peq.coppe.ufrj.brimpreterivelmente até dia 05 de maio de 2022, para aqueles que desejam iniciar o estágio entre setembro e novembro de 2022. 

Clique AQUI para acessar o Edital de Seleção.

22 02 PEQ noticia DisciplinasEstá disponível o quadro de horários das disciplinas obrigatórias do 1º período de 2022.

Clique AQUI e confira os horários!

03 03 PEQ noticia NotaFalecimentoNeste momento em que o Prof. Luiz Pinguelli Rosa nos deixa, o Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE solidariza-se com a comunidade da UFRJ e com todos os que ajudaram a construir e consolidar um patrimônio científico-tecnológico invejável no país. Mais que um baluarte na defesa intransigente do desenvolvimento da engenharia nacional, Pinguelli foi o fiel seguidor dos princípios esboçados e postos em prática pelo Prof. Alberto Luiz Coimbra, que ao fundar o PEQ, e depois a COPPE, revolucionou o ensino e a pesquisa no Brasil. Físico de formação, promoveu admiravelmente, interna e externamente, a conexão com a pesquisa aplicada, demonstrando a necessária interação com a sociedade. Polemista privilegiado, dotado de uma escrita com estilo direto, representou um modelo de interlocução do cientista com a sociedade, ajudando de modo decisivo, em várias fases da nossa história recente, a elaboração de políticas públicas consequentes. Assim, foram notáveis as suas contribuições, sejam na promoção da excelência acadêmica, no incentivo da inovação em novas áreas de pesquisa ou em novos projetos tecnológicos, sejam na atuação política direta, sejam na defesa da universidade como instituição.

O melhor reconhecimento que se pode prestar ao Pinguelli é sustentar continuadamente a luta que ele empreendeu em vida, particularmente neste momento difícil que atravessamos.

O PEQ expressa as mais sinceras condolências à sua família.

 

 

27 01 PEQ noticia ConfiraResultadoMestradoClique AQUI e acesse o Resultado Final do Processo Seletivo ao Mestrado Tempo Integral no PEQ 2022/1.

Apoio / Parceiros

coppe55peqfaperjcnpqfinep-nova capes