28 08 peq noticia selecaointerna

Acesse AQUI o resultado preliminar do processo seletivo;

Acesse AQUI o resultado final do processo seletivo.

O Programa de Engenharia Química está selecionando pesquisadores com experiência prévia no exterior para atuarem como pós-doutorandos em nosso Programa de Pós-Graduação a partir de 2020. A seleção seguirá as "Diretrizes para Seleção de candidatos a bolsas – CAPES PrInt" (PR-2/UFRJ), o Edital Capes Nº 41/2017 e a Portaria Capes Nº 289/2018.

Podem se candidatar pesquisadores ou docentes, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior que tenham relevante experiência acadêmico-científica no exterior (como doutorado pleno ou pós-doutorado por no mínimo doze meses).

As candidaturas devem ser encaminhadas à coordenação (frederico@peq.coppe.ufrj.br, com cópia para lucianasantos@peq.coppe.ufrj.br) impreterivelmente até dia 29/08, para aqueles que desejam iniciar entre Janeiro e Março de 2020. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 29/08 e o resultado final, no dia 30/08.

A seleção será baseada no histórico escolar dos candidatos, nos currículos e na adequação dos planos de trabalho aos projetos de cooperação já aprovados ("projetinhos") e a comissão de avaliação será constituída de acordo com o projeto ao qual a candidatura será vinculada.

Segue a lista com os documentos necessários para inscrição no processo de seleção:

1. Formulário “Candidatura à bolsa no Brasil”, disponível em posgraduacao.ufrj.br/noticia/2581;
2. Documento(s) que ateste(m) realização de doutorado pleno ou pós-doutorado por no mínimo doze meses em instituição de ensino e/ou pesquisa no exterior.
3. Curriculum Vitae;
4. Registro ORCID atualizado;
5. Plano de trabalho a ser desenvolvido durante a permanência no Brasil, contendo os seguintes itens:

• Título;
• Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema da pesquisa e aderência ao Projeto Institucional de Internacionalização da UFRJ e, se for o caso, também ao projeto em cooperação internacional;
• Definição e delimitação clara do objeto de estudo;
• Objetivos e Metas;
• Metodologia a ser empregada;
• Cronograma de atividades;
• Contribuição do plano de estudos para a promoção do ensino, formação e aprendizagem, quando o caso, bem como para a ampliação da cooperação e intercâmbios internacionais da UFRJ, destacando o potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias, além de ampla divulgação dos resultados, quando for o caso;
• Informação se o plano de estudos prevê/atende às normas éticas nacionais e internacionais, quando relevante;
• Descrição das demais atividades acadêmicas previstas;
• Referências bibliográficas;
• Resultados esperados.