analise-dadosA série Análise de Dados Experimentais é resultado de dez anos de desenvolvimento de técnicas e de aplicações em áreas afins à Engenharia Química, como Química, Biotecnologia, Engenharia de Materiais, Mecânica etc. no Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ.

Autores: Prof. José Carlos Pinto e Marcio Schwaab

Editora: Editora E-papers: (www.e-papers.com.br)


Os Professores José Carlos Pinto (PEQ/COPPE/UFRJ) e Marcio Schwaab (UFSM) lançam o livro "Análise de Dados Experimentais v. II - Planejamento de Experimentos"

Sobre o livro:

A série Análise de Dados Experimentais é resultado de dez anos de desenvolvimento de técnicas e de aplicações em áreas afins à Engenharia Química, como Química, Biotecnologia, Engenharia de Materiais, Mecânica etc. no Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ. Os três volumes que compõem esta série são voltados aos experimentadores e pesquisadores interessados em técnicas analíticas e numéricas de análise de dados experimentais, independentemente de seu campo de atuação.

Volume II – Planejamento de Experimentos
Neste volume são abordadas as questões relacionadas ao planejamento de experimentos, visando construir procedimentos de planejamento experimental que permitam otimizar de alguma forma os resultados finais perseguidos pelo experimentador. Enfatiza-se a compreensão dos argumentos teóricos que fundamentam o desenvolvimento dos procedimentos de planejamento, analisando-se o significado e a utilidade de diferentes classes de técnicas experimentais – desde os planos fatoriais clássicos até os procedimentos avançados de planejamento sequencial de experimentos. 

Leia mais...

Apoio / Parceiros

coppe55peqfaperjcnpqfinep-nova capes