Criado em 1981 e fruto de parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM), o Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil e é considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina.O tema da XXIV edição foi  “Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro”.

O grande vencedor do XXIV  Prêmio Jovem Cientista na categoria graduado foi o aluno de doutorado do PEQ Leandro Alves de Sousa. O prêmio é referente ao o trabalho desenvolvido na dissertação de Mestrado do PEQ: “Produção de Combustível a partir do hidrotratamento de óleo vegetal utilizando carbeto de molibdênio suportado” executado no PEQ por Leandro e tendo como orientador o Prof. Victor Teixeira da Silva.
No dia 26/10/10 houve uma coletiva de imprensa no CNPq onde foram divulgados os nomes dos ganhadores, pelo presidente do CNPq. A solenidade de entrega do prêmio está prevista para o dia 24/11/10,  no Palácio do Planalto, em Brasília.

http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2010/1026.htm 

Jovens Cientistas recebem prêmio no Palácio do Planalto

Apoio / Parceiros

coppe55peqfaperjcnpqfinep-nova capes