Prêmio Inventor é concedido pela Petrobras a pesquisadores que se destacaram pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras, objetos de depósito de patente.

As patentes depositadas foram:

MEMBRANA POLIMÉRICA PARA SEPARAÇÃO DE OLEFINAS E PROCESSO DE OBTENÇÃO, de autoria dos Profs. Alberto Claudio Habert e Cristiano Piacsek Borges (PEQ/COPPE/UFRJ), Profs. Henrique Eisi Toma e Koiti Araki (IQ/USP) e da Dra. Liliane Damaris Pollo (Pesquisadora do PEQ).
A pesquisa procurar desenvolver um processo mais eficiente e econômico para separar olefinas de parafinas, substituindo processos convencionais como a destilação criogênica.

PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE RESINAS À BASE DE POLI(TEREFTALATO DE ETILENO), RESINAS À BASE DE POLI(TEREFTALATO DE ETILENO) E USO DAS REFERIDAS RESINAS, de autoria do Prof. José Carlos Pinto (PEQ/COPPE/UFRJ), Aldo Batista Soares Junior (M.Sc, 2010 - PEQ/COPPE/UFRJ) e dos mestrandos Frederico Wegenast Gomes e Vitor Lopes Pereira.
Trata-se da produção de materiais à base de PET, usados como alternativas mais verdes para a produção de fibras e filmes plásticos.

SISTEMA PARA OBTENÇÃO DE BIOPRODUTOS, de autoria dos Profs. Cristiano Piacsek Borges e Frederico de Araujo Kronemberger (PEQ/COPPE/UFRJ), Profa. Denise Maria Guimarães Freire (IQ/UFRJ e Colaboradora do PEQ), Aline Machado de Castro (D.Sc, 2010 - PEQ/COPPE/UFRJ e Pesquisadora do Cenpes/Petrobras) e Lidia Maria Melo Santa Anna (Pesquisadora do Cenpes/Petrobras).
Processo para a produção de bioprodutos que integra diversas separações através de membranas, como osmose inversa, oxigenadores, micro e ultrafiltração, com biorreator em escala piloto.

collage-3

Apoio / Parceiros

coppe55peqfaperjcnpqfinep-nova capes