No dia 18 de fevereiro, a Coppe/UFRJ e a Cedae firmaram uma parceria estratégica com o objetivo de enfrentar desafios ambientais por meio de soluções inovadoras no gerenciamento de recursos hídricos e na melhoria da qualidade da água. O Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre as duas instituições traz implicações significativas para o Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe, que será um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de processos para eliminação de poluentes e análise de compostos emergentes nas águas fluviais.
Este projeto de inovação e pesquisa se concentrará na criação de processos oxidativos avançados para o tratamento de substâncias indesejáveis nas águas dos rios. A iniciativa visa não apenas melhorar a qualidade da água, mas também fornecer soluções tecnológicas que possam ser aplicadas de forma eficiente e sustentável. O PEQ, com sua expertise em processos químicos, será fundamental no desenvolvimento de novas técnicas de detecção e quantificação dos poluentes, um passo crucial para monitorar e controlar a poluição hídrica.
Além disso, a colaboração com a Cedae oferece ao PEQ uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um cenário real, contribuindo diretamente para o enfrentamento dos desafios ambientais locais. A gestão dos projetos será supervisionada pela Fundação Coppetec, e a assinatura do MoU ocorreu durante o evento Bússola ESG & Inovação 2030, promovido pela Cedae, com foco na sustentabilidade e inovação.
Essa parceria reforça a importância da integração entre a academia e o setor público na busca por soluções tecnológicas que atendam às necessidades ambientais atuais, proporcionando ao PEQ uma visibilidade ainda maior no campo da pesquisa aplicada.
Fonte: COPPE UFRJ
É com grande entusiasmo que o Programa de Engenharia Química (PEQ) recebe as novas turmas de Mestrado e Doutorado! Os estudantes de 2024/4 e 2025/1 estão prontos para embarcar em uma jornada de aprendizado e inovação que, sem dúvida, marcará suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Seja bem-vindo ao PEQ! Vamos juntos fazer história!
Os estudantes do Programa de Engenharia Química (PEQ) já podem se preparar para o início do 1º período letivo de 2025, que começa no dia 10 de março.
As inscrições para as disciplinas ocorrerão no período de 08 a 14 de março de 2025.
É fundamental que os alunos estejam atentos a essas datas para garantir sua participação no semestre.
Confira AQUI as disciplinas obrigatórias!
Estão abertas até o dia 12 de março as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química, uma iniciativa da ACS em parceria com a SBQ. A premiação visa impulsionar a presença feminina nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), promovendo a igualdade de gênero e celebrando o trabalho de pesquisadoras que se destacam no cenário nacional.
O prêmio está dividido em três categorias:
- Líder Emergente em Química e Ciências Relacionadas;
- Liderança na Indústria;
- Liderança na Academia.
As interessadas podem se inscrever através de formulários disponíveis tanto em português quanto em inglês.
Clique AQUI para mais informações!
Fonte: CAPES
Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência - 11 de fevereiro
No dia 11 de fevereiro (ontem), celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data importante para refletirmos sobre a equidade de gênero em todas as áreas do conhecimento. A equidade de gênero transcende a mera igualdade de oportunidades; é um compromisso com a transformação das estruturas sociais para garantir que mulheres tenham acesso igual ao desenvolvimento em pesquisa, inovação e liderança. É essencial celebrar iniciativas que promovam a presença feminina em diversos campos do conhecimento.
O projeto Meninas na Ciência-UFRJ, fundado em 2017 pela historiadora Gabriella da Silva Mendes, surgiu para inspirar meninas a seguirem na área científica. Resultante de sua pesquisa de mestrado, o projeto visa não apenas inspirar, mas também fornecer ferramentas que tornem a inovação mais acessível e diversificada.
Gabriella explica que a ideia para o projeto surgiu de um incômodo com as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na ciência, detectadas durante suas atividades em uma escola pública no Rio de Janeiro. Ela enfatiza que a equidade de gênero requer uma análise atenta das necessidades e diferenças entre os gêneros e defende ações que promovam a contratação e ascensão de mulheres em posições de destaque.
O projeto enfatiza a importância de trazer modelos femininos de diversas áreas científicas, quebrando estereótipos de gênero e mostrando que todas as áreas são relevantes. Gabriella também observa a necessidade de incentivo desde cedo e destaca figuras históricas femininas que serviram como inspiração, como Marie Curie e Mae Jemison.
Para incentivar a persistência de meninas e jovens mulheres na academia, Gabriella sugere experiências práticas, contato com profissionais em áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths), e o compartilhamento de recursos que promovam o empoderamento feminino nestes campos. Hoje, ela continua sua trajetória acadêmica, integrando projetos que visam aumentar a representatividade feminina na ciência.
Além desse projeto, é essencial reverenciar o trabalho das Mulheres do PEQ, que desempenham um papel crucial na pesquisa e inovação dentro da engenharia química. As cientistas do PEQ-COPPE/UFRJ têm contribuído significativamente para o avanço da ciência no Brasil, sendo exemplos de dedicação e excelência acadêmica. O reconhecimento dessas mulheres reforça a importância de incentivar a participação feminina na ciência e de valorizar suas conquistas.