No 6º Congresso Internacional de CIPOA, um importante prêmio foi concedido em reconhecimento à atuação de destaque na área de educação e disseminação do conhecimento. O "Prêmio por Distinção na Educação e Disseminação do Conhecimento nos Campos do CIPOA" foi entregue a professora Márcia Dezotti, que expressou sua profunda gratidão.
O evento, já reconhecido no meio acadêmico, tem como objetivo reunir cientistas, pesquisadores e profissionais para apresentar avanços e discutir as aplicações das Tecnologias de Oxidação Avançada em áreas como meio ambiente, química, alimentos, energia e clima. A conferência focou em soluções para promover uma economia circular sustentável e neutra em carbono.
A professora agradeceu aos colegas brasileiros que a indicaram e ao Comitê Internacional do CIPOA, destacando a emoção de ver seu trabalho de tantos anos ser reconhecido. "Esse reconhecimento por tantos anos de trabalho foi uma grande emoção para mim.", afirmou. Além disso, a professora ressaltou que o evento foi uma oportunidade especial de compartilhar momentos com muitos amigos e colaboradores. Ela encerrou sua mensagem com um agradecimento especial aos seus orientandos de mestrado e doutorado, que o acompanharam em sua jornada acadêmica.
Clique AQUI para mais informações sobre o evento!
Fonte: Márcia Dezotti
Lorenna Conti Loffredo, discente do Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE/UFRJ, foi agraciada com o Diploma de Dignidade Acadêmica na categoria Magna Cum Laude, reconhecimento concedido aos formandos com coeficiente de rendimento acumulado (CRA) acima de 9.
A cerimônia, realizada no dia 9 de outubro de 2024, no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT), reuniu 194 estudantes homenageados, além de familiares, colegas e membros da comunidade universitária. O evento foi conduzido pelo reitor da UFRJ, Roberto Medronho, a vice-reitora, Cássia Turci, e a pró-reitora de Graduação, Maria Fernanda Quintela. Medronho destacou a importância da assistência estudantil no desempenho de muitos dos agraciados e reforçou o compromisso da universidade com uma educação inclusiva e de excelência.
O diploma de Dignidade Acadêmica é concedido anualmente em três categorias: Cum Laude (CRA acima de 8), Magna Cum Laude (CRA acima de 9) e Summa Cum Laude (CRA acima de 9,5). O coeficiente de rendimento acumulado (CRA) considera os conceitos obtidos nas disciplinas cursadas durante toda a graduação. Os critérios para concessão seguem as normas estabelecidas pela Resolução nº 21/2019, da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1).
Saiba mais AQUI!
Fonte: CONEXÃO UFRJ
O Programa de Engenharia Química está com inscrições abertas para doutorandos que desejam realizar parte de seus estudos no exterior por meio do Programa PDSE-CAPES (Doutorado Sanduíche). O processo de seleção segue as normas do Edital CAPES PDSE 26/2024 e as Portarias Capes 77/2024 e 289/2018, que regulam o Doutorado Sanduíche e as bolsas no exterior.
Podem se candidatar doutorandos matriculados no Programa de Engenharia Química que já tenham realizado ou agendado o exame de qualificação antes da viagem.
O estágio no exterior deve começar entre setembro e outubro de 2025, com duração de quatro a nove meses. As inscrições devem ser enviadas para a coordenação do programa via e-mail (helen@peq.coppe.ufrj.br com cópia para lucianasantos@peq.coppe.ufrj.br). Esses mesmos contatos podem ser utilizados para esclarecer dúvidas.
Clique AQUI para conferir o Edital PEQ 08/2024!
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da COPPE (PEQ/COPPE), anunciou a abertura de inscrições para uma (1) vaga de pós-doutorado institucional (PIPD), conforme as Portarias CAPES nº 282 e nº 307, de setembro de 2024.
Período de inscrição: 10 a 28 de outubro de 2024.
Será oferecida uma vaga com bolsa financiada pela CAPES. Caso haja desistência, a bolsa será concedida ao próximo candidato conforme a classificação do processo seletivo.
Os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
• Não receber outra bolsa de pós-doutorado paga com recursos públicos federais;
• Possuir conta corrente ativa no Brasil;
• Ser brasileiro(a) com título de doutor(a) obtido há no máximo sete anos;
• Diplomas estrangeiros devem estar validados no Brasil;
• Não possuir vínculo empregatício com a UFRJ.
Clique AQUI para acessar o edital!