17 09 PEQ noticia doutoradosanduiche1O Programa de Engenharia Química abre nova seleção para doutorandos que pretendem realizar parte de seus estudos no exterior no âmbito do programa CAPES-PrInt (Doutorado Sanduíche no Exterior).

Podem se candidatar doutorandos com matrícula ativa no Programa de Engenharia Química e que já apresentaram seu exame de qualificação ou aqueles com o mesmo agendado para data anterior à viagem. Ressaltamos que os bolsistas do Doutorado Sanduíche deverão retornar ao Brasil com antecedência mínima de seis meses, contada da data prevista para defesa da tese.

As candidaturas devem ser encaminhadas à coordenação (frederico@peq.coppe.ufrj.br, com cópia para lucianasantos@peq.coppe.ufrj.br) impreterivelmente até dia 05 de Outubro de 2020, para aqueles que desejam iniciar o estágio entre Janeiro e Março de 2021.

Maiores informações e documentos necessários para a inscrição no Edital de Seleção.

11 09 PEQ Noticia ResultadoFinalClique AQUI para conferir o Resultado FINAL da Seleção para Doutorado com Experiência no Exterior

03 07 PEQ Noticia atividadeslabO documento a seguir estabelece diretrizes para retomada das atividades laboratoriais do PEQ. É importante salientar que trabalhos que não necessitem imprescindivelmente de presença em laboratório devem ser mantidos em sistema home office.

Assim, este documento é voltado para projetos que precisem de resultados experimentais e que foram e seriam ainda mais prejudicados pelo recesso provocado pela pandemia de COVID-19. As recomendações aqui propostas não eliminam o risco de contágio por COVID-19. A execução das atividades laboratoriais deve ser feita de modo voluntário, individual e ciente dos riscos envolvidos, dentro e fora das instalações do PEQ e da própria UFRJ.

Confira o documento AQUI.

07 08 PEQ Noticia ResultadoPreliminar corrigidoClique AQUI para conferir o Resultado Preliminar da Seleção para Doutorado com Experiência no Exterior

 

04 08 PEQ Noticia SinteseAvaliacaoTítulo do projeto: Síntese e avaliação de zeólitas modificadas para a oxidação de metano a metanol.

Contato: Prof. Henrique Poltronieri Pacheco (henrique@peq.coppe.ufrj.br)

Resumo: Um dos desafios na indústria de gás natural mundo afora é justamente o transporte desse insumo. Liquefazê-lo demanda grandes aportes energéticos, o que naturalmente encarece o produto final e inviabiliza sua exploração em algumas regiões. Uma saída é a conversão in loco de metano a outros produtos e, dentre as opções, o metanol destaca-se por sua relevância industrial e facilidade de transporte. Para promover essa reação, dois fatores são primordiais: conseguir romper as fortes ligações C-H presentes no metano e suprimir a oxidação completa a CO2. Zeólitas ionicamente trocadas com metais são materiais explorados para essa conversão. Este projeto tem como enfoque a) sintetizar, b) caracterizar; e c) avaliar cataliticamente esses materiais na conversão seletiva de metano a metanol. Os pesquisadores envolvidos terão responsabilidade nas três vertentes de atividades, com o objetivo de desenvolver materiais otimizados para o processo.

Apoio / Parceiros

coppe55peqfaperjcnpqfinep-nova capes